Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Governo cancela resolução que estabelecia multas a ciclistas e pedestres

Sob gestão de Jair Bolsonaro, Contran decide trocar multas por campanha educacional voltada a pedestres, ciclistas e motociclistas

Publicado por Jhonatas Nascimento
há 5 anos


Ações terão foco principal em pedestres, ciclistas e motociclistas. Também ficou decidido revogar resolução que previa multa para pedestres e ciclistas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União, as novas diretrizes para a Campanha Nacional de Trânsito 2019/2020. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a campanha envolverá ações que serão realizadas de maio deste ano a abril de 2020, com foco principal nos pedestres, ciclistas e motociclistas, além de ações destinadas à conscientização dos condutores para promover o respeito a estes que são os mais vulneráveis no trânsito.

A campanha vem atrelada à decisão de revogar a resolução nº 706/2017, que previa penalidades por infrações a pedestres e ciclistas. O Conselho entendeu que ainda é preciso promover campanhas educativas efetivas antes de estabelecer sanções.

“A ideia é reforçar as ações de conscientização e educação no trânsito envolvendo todos os atores sobre suas responsabilidades, especialmente, aqueles que são mais vulneráveis e que eles próprios saibam como ter uma atitude preventiva de acidentes. Nosso maior objetivo é promover a segurança no trânsito, é preservar a vida”, afirmou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias.

As campanhas educativas de trânsito serão realizadas em três momentos e voltadas para públicos distintos. A primeira, que acontece de maio a agosto de 2019, terá foco no pedestre. Neste período, serão realizadas ações de apoio ao movimento Maio Amarelo, à Semana das Nações Unidas sobre segurança viária, à campanha de valorização das faixas para pedestres e do “sinal de vida”, de prevenção voltada para o período das férias escolares e de educação sobre a utilização do celular por pedestres, ciclista e condutor.

Entre setembro e dezembro de 2019, haverá ações específicas para ciclistas, como na Semana Nacional de Trânsito, na campanha das bicicletas como meio de locomoção, bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito e no Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

Já em 2020, de janeiro a abril, as campanhas serão voltadas para os motociclistas. Entre as campanhas envolvidas, estão “Respeite o motociclista, respeite a vida”, “Valorização da Lei Seca e sua importância na redução de acidentes”, “Capacete é vida” e “Educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre, ciclista e condutor”.

Por: Ministério da Infraestrutura

VEJA TAMBÉM:

TENHA ACESSO A MAIS DE 1800 MODELOS DE RECURSO DE MULTAS

COMO RECORRER DAS MULTAS DE TRÂNSITO

MULTAS DE TRÂNSITO - APRENDA O SEGREDO DOS RECURSOS VENCEDORES

  • Publicações294
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-cancela-resolucao-que-estabelecia-multas-a-ciclistas-e-pedestres/699341977

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)